segunda-feira, 26 de abril de 2010

Quem avalia quem?

O dono de um talho foi surpreendido pela entrada de um cão dentro da loja.
Enxota-o, mas o cão volta a entrar. Volta a enxotá-lo e repara então que o cão traz um bilhete na boca.
Apanha o bilhete e lê: “Envia-me 12 salsichas e uma perna de carneiro, por favor?”
Vê também que o cão tem na boca uma nota de 50 euros. Avia o cão e põe-lhe o saco de compras na boca.
Impressionado e, como estava para fechar, resolve seguir o cão.

O cão desce a rua, chega aos semáforos e, com um salto, carrega no botão para ligar o sinal verde. Aguarda a mudança de cor do sinal, atravessa a estrada e segue rua abaixo.
O talhante estava perplexo!
O talhante e o cão caminham pela rua, quando o cão pára à porta de uma casa e põe as compras no passeio. Vira-se um pouco, corre e atira-se contra a porta. Repete o acto, mas ninguém lhe abre a porta.
Contorna a casa, salta um muro e, numa janela, começa a bater com a cabeça no vidro várias vezes, retornando para a porta.
De repente, aparece um tipo enorme a abrir a porta e começa a bater no cão.

O talhante corre até ao homem, tenta-o impedir de bater mais no cão e diz-lhe bastante indignado: «Ó homem, o que é que está a fazer? O seu cão é um génio!».
O homem responde: «Um génio? Já é a segunda vez esta semana que este estúpido se esquece da chave!».

Moral da história: Podes continuar a exceder as expectativas, mas a tua avaliação depende sempre da competência de quem avalia.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Parabéns?

Gosto de acordar e receber os parabéns da pessoa mais importante do mundo. Gosto de receber um abraço especial dos meus terroristas e perceber que sou abençoado. Gosto de saber que há alguém para quem serei sempre um menino. Gosto de ser chamado de maninho, mesmo tendo estes anos todos. Gosto de receber telefonemas de amigos de longa data a chamarem-me velho. Gosto que de ser chamado de chefe por alguém que não trabalha comigo há muitos anos. Gosto de receber parabéns poucos segundos depois da meia-noite. Gosto de ter uma lata de Coca-Cola em cima da secretária com um papel a dizer parabéns.
Gosto de saber que há quem goste de mim para lá de tudo o que é racional.
Obrigado.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Indiferente ou apaixonado?

Louann Brizendine, psiquiatra da Universidade da Califórnia, lançou um livro que analisa as diferenças entre o cérebro masculino e feminino e apresenta conclusões bastante interessantes, como o facto de uma mulher grávida emitir ferormonas que baixam os níveis de testosterona do parceiro (reduzindo a sua apetência para o acasalamento) e estimulam a produção de prolactina, que provoca uma maior vontade e capacidade deste para a ajudar – os homens passam, por exemplo, a ouvir melhor uma criança a chorar.

Parece-me, no entanto, ser de destacar o facto de a investigadora afirmar que os homens usam a estrutura analítica do cérebro para resolver um problema, enquanto as mulheres usam a emocional.

Assim, diz Louann, quando a mulher conta um problema que tem a um homem, ele começa imediatamente a pensar em como resolvê-lo em vez de a continuar a ouvir ou de dar a resposta emocional que ela acharia normal; por exemplo, abraçando-a.

Deste modo, ela fica com a impressão que ele é um insensível, quando, na verdade, o homem está é a pensar em resolver a situação. Ou seja, fica distante não porque não se quer chatear, «mas porque a ama verdadeiramente».

quinta-feira, 8 de abril de 2010