terça-feira, 19 de outubro de 2010

De quantas maneiras diferentes consegues dizer entalado?

Os esquimós - ao contrário de nós, por exemplo - possuem diversas palavras para "neve".

Basta pensar um pouco, para ver que não há nada estranho nisso; afinal, aquela é uma realidade muito presente e que tem que ser bem definida e distinguida.

Assim sendo, creio que, após a aprovação de mais um PEC, a nossa língua não tardará a ser enriquecida com mais uns quantos vocábulos para significar "entalados".

5 comentários:

Unknown disse...

Sempre ácido professor!

O Varatojo disse...

Dúvido que tenhamos sequer acesso a tais iguarias... Ainda assim, sugiro uma sopinha : http://ovaratojo.blogspot.com/2010/10/sopinha.html

João Soares Barros disse...

Eu diria que ácida é a situação que eles criaram. :)

Abraço

Unknown disse...

Entalado, caloteado, encalacrado, enrascado, atraiçoado, embaraçado, embargado, apertado, lixado, esmagado, cilindrado, esmagado, desbaratado, vencido, destruído, chafurdado, derrotado, aniquilado, ceifado, destruído, tramado, prejudicado, estorvado, obstado, quilhado, atolado, etc… sem esquecer o fod*** e o encaralh***!!! Alguém se lembra de outros sinónimos de neve?

antonio disse...

neve? transparência, alva, branca,paz, espírito santo - não o banco -, jorge sampaio - que nos deu paz ao demitir aquele malandro do Santana que nem sabia de cor os concertos para violino do chopin e que nos deu, louvado seja, este socrates que tantas alegrias nos tem trazido -, pai natal - outra imagem do mesmo socrates, que tanto nos tem dado -, projectos de engenharia civil, diplomas tirados ao domingo, vários diplomas tirados em sítios onde nunca esteve, impostos que nunca aumentou nem vai aumentar, contas do estado controladíssimas há mais de dois anos,.... Querem mais neve??? Votem nele ou noutros que protestam contra o privado mas não dizem nada quando algum cunhado é ministro ou quando a mulher faz partos nos hospitais privados e cobra os mesmos milhares - justamente, diga-se - que qualquer outro médico, apoiem os que tiram o abono de família a quem ganha seiscentos e poucos euros por mês ou carregam nas reformas de quem descontou uma vida contando com um rendimento para gozar os últimos anos ... enfim, transparência, alvura, paz ou neve, tanto faz, mas precisam-se