sexta-feira, 26 de março de 2010

Público ou privado?

As empresas estão a usar cada vez mais as redes sociais para avaliar os candidatos.

O jornal “i” relata, como exemplo, o caso de uma empresa norte-americana que, ao consultar o Facebook para saber mais sobre um candidato que parecia promissor, descobriu que o jovem descrevia os seus maiores interesses como sendo "fumar ganzas", "disparar sobre pessoas" e "sexo obsessivo". O resultado foi óbvio: currículo para o lixo…

Os dados apresentados são reveladores da falta de consciência dos utilizadores para esta realidade: 70% dos directores de recursos humanos norte-americanos e metade dos directores europeus admitem rejeitar candidatos com base nos perfis do Facebook, mas apenas 7% dos utilizadores norte-americanos e 13% dos europeus disseram acreditar que as suas informações nas redes sociais poderiam ter impacto junto do empregador.

Parece que muita gente se esquece que as redes sociais são os novos espaços públicos e acabam por colocar lá coisas que se deviam manter privadas.

3 comentários:

Unknown disse...

E não só... o caso mais interessante que vi foi este aqui.

http://applicant.com/wp-content/uploads/2009/08/b4.jpg

Azuremars disse...

Hahaha. Não consigo deixar de me rir da falta de consideração que certas pessoas têm, em particular no comentário que o Wendell deixou. Não serei no entanto ingénuo e pensar que toda a gente é assim.

Inês disse...

no entanto, o presidente (ou ex-presidente) da escola superior de comunicação social tem como fotografia de apresentação no facebook a sua cara com uma assustadora máscara de gás, como um verdadeiro fã de música industrial... assustador