sábado, 6 de novembro de 2010

Sinais dos tempos?

O presidente do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Kahn, declarou esta semana que «o modelo de crescimento que co-existiu com a globalização é insustentável. O crescimento foi demasiado puxado pela dívida em alguns países e a ilusão de estabilidade ficou para sempre morta com a actual crise financeira».

Creio que ver o presidente do Fundo Monetário Internacional (atente-se bem no nome e função da instituição) dizer que «o velho modelo está morto» e que «crescimento económico não é suficiente, precisamos de crescimento com criação de emprego» é, sem dúvida, um dos sinais mais claros de que atravessamos uma época de grandes mudanças e até - espero - que podemos estar a aprender algo com esta crise.

O problema é quando olhamos para o lado e vemos os grandes beneficiados do «velho modelo» a continuar a acumular lucros astronómicos e, mesmo assim, a receber ajudas governamentais.

2 comentários:

Vasco Gaspar disse...

Excelente reflexão. O problema é mesmo esse. Os "cães velhos" não vão largar o osso com tanta facilidade, tanto para mais que, infelizmente, são eles quem manda "na coisa".

Unknown disse...

Quero acreditar com toda a força do meu ser que algo tem mesmo de ser feito. Da mesma forma que sempre acreditei na humanidade (apesar de ter vontade de me ir embora rsrsrs) também acredito na mudança; ela está a acontecer.
é natural que o ser humano seja um pouco adverso á mudança, ou pelo menos, uma grande maioria, mas sempre, SEMPRE, houve outros seres, por aqui, que a fizeram e tem sido isso a evolução que o planeta Terra tem de viver.
Não abramos "portas" de "cães velhos"...e sim, ás JOVENS CÃES!!!!
É uma metáfora usada, mas recordem que estes seres vivos são nossos amigos e nunca nos desampararam! Olhar para as suas reais capacidades é recordar as nossas que VAMOS VIVER A MUDANÇA!
O Vasco é um exemplo disso, logo, EM FRENTE!!!!