quinta-feira, 7 de junho de 2012

Qual é a melhor profissão do mundo?

Hoje foi uma espécie de dia de despedida das aulas. São dias habitualmente tristes para mim. Mas são também dias em que recebo muitas prendas. Daquelas que são boas e grandes demais para poderem ser embrulhadas. Daquelas que nos fazem sentir únicos, por percebermos que fizemos alguma diferença. E por haver até quem se dê ao trabalho de nos dizer isso mesmo; seja numa mensagem, num abraço, num brilho nos olhos ou numa aula em que todos aparecem com latas de Coca-Cola na mão. Alguns publicitários sentir-se-iam tentados a chamar-lhe uma activação de marca. Eu limito-me a sentir grato.

Não me perguntem, por isso, porque é que eu acho que ser professor é o melhor profissão do mundo. É que ser professor é muito mais que ensinar matérias; é ensinar formas de pensar e sentir. No final, quando corre bem, eles enchem-nos o coração; e, com um pouquinho de sorte, levam um pouco de nós no deles.

11 comentários:

aLeXia disse...

Não tenha dúvidas... passaram já alguns anos desde uma última aula que tive consigo. E ainda hoje recordo, as bolas de papel que fez e o que me ensinou. Os inúmeros exemplos que me apaixonaram pela publicidade, pela comunicação. A paixão que tem passa. Hoje sou profissionalmente realizada. Fez parte disso, garanto-lhe.
Obrigada professor!

Filipa Garcia disse...

De mim para si: um muito obrigada por ter mexido em mim, quando durante o tal jogo empurrou a minha colega Carolina (creio que me entende). Obrigada. Até uma próxima :)

Elena Anton disse...

Obrigada por tudo!

Vera Nóbrega disse...

Quanto a mim, creio que ainda nos vemos em breve. Mas de qualquer forma ficam-lhe bem tantos e tão bons sentimentos. É coisa rara nos dias de hoje e especialmente neste tipo de contextos.

Muito obrigada por tudo e por partilhar.
Até já :)

João Soares Barros disse...

Muito obrigado por estas palavras quentes. :)
Gostei que tivesse sentido o empurrão, Filipa.
O seu comentário, aLeXia, é uma janela aberta sobre o sonho de qualquer professor.

Marisa disse...

Boa Noite Professor João,

Sonhei com a minha licenciatura (PM) desde dos 12 anos naquela escola, sempre sonhei que iria exercer Marketing e que isso me realizaria...

Infelizmente, de momento, não estou a exercer mas mesmo nestes momentos tenho a certeza que tirei o curso certo, na escola certa e se assim é, é porque ao longo da minha licenciatura conheci pessoas (alunos e professores) que me fizeram perceber o que tem esta área tem interessante, motivante, desafiante...

Um dos professores que mais me marcou foi o Professor João em THP 1 :)

Pode ter a certeza que se nota que gosta da profissão! :)

Obrigada ;)

Mário Rui André disse...

Obrigado. Vão deixar saudades as suas aulas.

João Soares Barros disse...

Olá Marisa,

Gostei de saber que, mantendo o sonho, consegue obter a felicidade do caminho.

Obrigado por se lembrar. :)

João Soares Barros disse...

Estou de ego inchado com o seu post, Mário. Grande Abraço.

Carolina Valentim disse...

Professor,

Se, por um lado, fico triste por saber que irei sentir muito a falta das suas aulas e lições de publicidade (e também de vida!), por outro fico feliz por saber que os alunos do 1º ano de PM vão ter o privilégio de ter um professor que lhes passe tanta paixão por esta área fascinante como passa o professor. Acredite que teve um papel muito importante neste meu primeiro ano de licenciatura e, se alguma vez tive dúvidas quanto ao curso que deveria seguir, o professor tirou-mas!
Obrigada por tudo o que me ensinou sobre PM, sobre a vida, sobre as relações humanas e acredite que valeu a pena cada aula deste ano que tive com o professor. Acordar às 8h15 nos dias em que tinha Fundamentos de Publicidade ou THP não era, de todo, uma seca :)

Tudo de bom e até à próxima!

João Soares Barros disse...

Obrigado, Carolina. Só espero que tenha consciência que eu não sou tanto como vocês vêem.
Olhos bondosos tornam a paisagem mais valiosa do que ela é. Mas sabe muito bem, confesso. :)

PS: Espero, sinceramente, que também tenha criado algumas dúvidas. :DDDD É que é daí que nasce boa parte do saber.